Voltar

Pagamento por Serviços Ambientais – PSA Queima pé

Convênio com a Agência Nacional das Águas, o projeto visa a recuperação das APPs do córrego Queima pé com pagamento aos proprietários para manutenção da preservação. Acontece durante todo o ano. É um programa que incentiva os proprietários rurais à fazer melhorias no ecossistema, por meio de conservação, manutenção, ampliação ou restauração do meio ambiente […]

Publicado em 07/10/2022

PSA Queima Pé

Convênio com a Agência Nacional das Águas, o projeto visa a recuperação das APPs do córrego Queima pé com pagamento aos proprietários para manutenção da preservação. Acontece durante todo o ano.

É um programa que incentiva os proprietários rurais à fazer melhorias no ecossistema, por meio de conservação, manutenção, ampliação ou restauração do meio ambiente por meio de recompensa financeira. É um importante estímulo para alcançar boas práticas na natureza e alavancar estratégias para minimizar impactos ambientais, aumentando mais rápido a escala de restauração e conservação de áreas.

Quando implantado de forma organizada, pode causar benefícios para todos os envolvidos.

O projeto visa recuperar a Área de Preservação Permanente do córrego Queima Pé que abastece Tangará, com a contribuição de proprietários de terras localizadas às margens do córrego. O objetivo é recuperar a vegetação das margens, e aumentar a quantidade de água do córrego, preservação do clima, redução do desmatamento e muito mais.

O pagamento do PSA é possível devido a contribuição dos moradores por meio da fatura de água, a distribuição é feita de acordo coma área de cada propriedade e da extensão preservada.

Para a adesão ou contribuição ao PSA Queima Pé é necessário acessar o site da SAMAE e baixar o edital ou procurar a autarquia para mais informações. O programa acontece durante todo o ano e é fiscalizado pelo órgão ambiental.

 

A seguir imagens do córrego Queima-Pé.